Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coleções Científicas > Herbário da Universidade Federal do Amazonas - HUAM
Início do conteúdo da página

Herbário da Universidade Federal do Amazonas - HUAM

Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2020, 18h43 | Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 11h21 | Acessos: 629

Os Herbários são coleções de plantas desidratadas indispensáveis para o conhecimento da diversidade, permitindo o registro das espécies no espaço e no tempo. Além de documentarem a diversidade biológica de um determinado local, os espécimes depositados guardam parte da história de regiões anteriormente cobertas por vegetação natural e que sofreram com a interferência humana. Por isso, essas coleções possuem grande potencial em estudo de biologia da conservação, como em estudos sobre extinção ou introdução de plantas ou aqueles focados em modelagem de nicho ecológico (com base em dados de ocorrência); em estudos morfológicos ou fenológicos para avaliar variação ao longo do tempo e do espaço e as respostas das plantas ao ambiente, inclusive ao impacto das mudanças climáticas (com base nas próprias amostras); em estudos filogeográficos ou taxonômicos (com base em dados genéticos), no manejo sustentável dos recursos naturais, em programas de recuperação ambiental, no ecoturismo, entre outros.

O Herbário da Universidade Federal do Amazonas - HUAM - foi fundado em Novembro 1979, por meio das coletas realizadas no projeto "Levantamento Fitossociológico na Estação Ecológica de Anavilhanas - AM e Ilha de Maracá - RR", sob a Coordenação do Professor Alberto Knob e colaboração das biólogas Otávia Cunha dos Santos e Maria Rosalba da Costa Bilby. O HUAM está credenciado como fiel depositário junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), assim está credenciado ao Index Herbariorum, ao Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) e a Rede Brasileira de Herbários. Atualmente o acervo é composto por 13.000 amostras de fanerógamas, algas e samambaias depositadas.

Em 2019, o HUAM aprovou o projeto "Revitalização e Digitalização do Acervo do Herbário da Universidade Federal do Amazonas - HUAM" pelo Edital FAPEAM 008/2019 - Coleções biológicas e Museus, que tem como principal objetivo a organização, informatização e digitalização de toda a sua coleção, propiciando assim a ampliação da visibilidade e utilidade científica da coleção para além dos limites do campus UFAM, com a publicação on-line de seu acervo nos principais repositórios (CRIA-speciesLink e Reflora).

   
Guia digital HUAM
Canal Herbário HUAM
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Agendamento de visitas

   

Curadora
Bióloga Esp. Maria Rosalba da Costa Bilby

 

C.V. Lattes

Subcuradora
Prof.a Dra. Maria Anália Duarte de Souza

Atuação: Taxonomia de Myrtaceae e Ecologia de Florestas
C.V. Lattes

     
Mateiro
Silo Soares da Silva

C.V. Lattes

Bióloga
Ma. Deisy Pereira Saraiva
Atuação: Sistemática de Bromeliaceae
C.V. Lattes
Pesquisadora
Prof.a Dra. Veridiana Vizoni Scudeller

Atuação: Taxonomia de Bignoniaceae e Ecologia de Igapós e Florestas
C.V. Lattes

Pesquisador
Prof. Dr. Jefferson da Cruz (Titular)

Atuação: Taxonomia de Orchidaceae e Arecaceae e Ecologia de Várzea e ambientes úmidos
C.V. Lattes

  

Visitações e agendamentos

O Herbário HUAM recebe visitas de caráter científico e educativo de grupos de estudantes de qualquer idade interessados em conhecer a coleção científica e participar de atividades com a temática de Herbário e biodiversidade vegetal. Para verificar a disponibilidade de datas e horários para o agendamento, entre em contato com a curadoria, com pelo menos uma semana de antecedência, pelo formulário on-line.

 

 

Fim do conteúdo da página